Serra Azul Notícias

Terça-feira, 08 de Outubro de 2024
Após 158 dias sem chuva, Saneago alerta sobre consumo consciente em Porangatu

Porangatu

Após 158 dias sem chuva, Saneago alerta sobre consumo consciente em Porangatu

Mesmo com a à baixa vazão do Córrego Funil, companhia diz que ainda não há previsão de implantação de rodízio, mas orienta população sobre o consumo consciente.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Após cerca de 158 dias sem receber chuvas, a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago), elaborou de forma preventiva, o Plano de Racionamento de Porangatu, devido à baixa vazão do Córrego Funil, que abastece o município.

De acordo com a Companhia, o plano de racionamento é baseado em uma análise detalhada dos recursos hídricos disponíveis, padrões de consumo e vulnerabilidades. Em nota, enviada a nossa equipe, a Saneago informou que dos 223 municípios atendidos no Estado, apenas um conta com rodizio no abastecimento.

“Importante ressaltar que um plano prevê várias etapas, que são acionadas à medida que a situação se intensifica, partindo desde campanhas pelo consumo consciente, melhorias operacionais até a implementação de rodízio. Ou seja, rodízio no abastecimento é a última etapa de um plano de racionamento. Dos 223 municípios atendidos pela Saneago, apenas Crixás conta com rodízio no abastecimento.” Informou

Leia Também:

A Companhia, esclareceu ainda, que não há previsão para a implantação de rodizio no abastecimento do município de Porangatu, mas orienta a população para o consumo consciente nesta época de estiagem.

 

Consumo consciente

 

O Brasil está enfrentando a pior estiagem dos últimos 44 anos. Em grande parte dos municípios goianos, não chove há mais de 150 dias. E as altas temperaturas e os recordes de baixa umidade elevaram consideravelmente o consumo de água. Diante disso, a recomendação à população é de redução no consumo de água, sem desperdícios.

Faça sua parte:

🔧 Verifique as instalações internas para a identificação e conserto de possíveis vazamentos.

🌼 Regue o jardim em horários de maior eficiência, com temperatura mais amena, como no início da manhã ou no final da tarde.

🛀 Tome banhos mais curtos, de no máximo 5 minutos.

🚿 Desligue o chuveiro ao se ensaboar e a torneira ao escovar os dentes.

💎Aguarde acumular o máximo possível de roupas para usar a máquina de lavar.

🏠 Reaproveite a água da lavagem para outros usos dentro de casa.

🚗 Lave o carro somente em caso de extrema necessidade.

 ◼️   Utilize a vassoura para limpar áreas externas, em vez da mangueira.

 

 

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto aérea da Lagoa Grande durante estiagem, cartão postal de Porangatu. Foto: Delley Britto
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )