A região sul de Tocantins passa por momentos de tensão com ataques constantes de onças. A cidade de Talismã está em alerta, já que animais foram encontrados mortos na zona rural. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, João Carlos Lopes, a preocupação é de que as onças invistam contra seres humanos.
Foram registrados pelo menos três ataques nesta semana. O primeiro aconteceu sábado (3), na Fazenda Peroba. Depois, foram registrados ataques na segunda-feira (5) e terça-feira (6), nas fazendas Porteira Velha e Renascer. O município identificou que as onças estão concentradas nas reservas, locais que oferecem vegetação e comida para esses animais.
Os animais selvagens criaram o hábito de ataque apenas na madrugada. Mas segundo João Carlos, este é o horário que as crianças da zona rural saem para a escola. Os alunos esperam na estrada o transporte busca-los, por isso a prefeitura informou que a partir de agora, o ônibus passará a pegar as crianças em casa.
Um alerta foi emitido para os proprietários de fazendas da região, o perigo é eminente e é necessário que os moradores fiquem atentos. “Na região do Canoeiro, Fazenda Felicidade, Fazenda Juriti, Monte Lírio e da Peroba, onde estão concentradas as reservas, a atenção é redobrada”, finaliza o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.
Comunicado da Prefeitura de Talismã
Senhores e senhoras, a SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DEFESA CIVIL, informa que no município há duas ondas de ataques, uma por abelhas e outra por onças de grande porte, a orientação é tomar os cuidados necessários. O produtor que tiver sofrido ataque de onça na propriedade, entrar em contato para que juntos possamos criar um plano de ação junto aos órgãos responsáveis. No caso de ataque de abelhas, sugerimos o uso de fumaça e contratar o serviço de apicultores capacitados, pois ambos os ataques são graves!
Comentários: