Serra Azul Notícias

Sabado, 13 de Abril de 2024
PREFEITURA DE URUAÇU
PREFEITURA DE URUAÇU

Notícias Saúde

Brasil tem 391 mortes por dengue, afirma Ministério da Saúde

Casos da doença já passam de 1,5 milhão. Outras 854 mortes estão sob investigação

Brasil tem 391 mortes por dengue, afirma Ministério da Saúde
Imagem: reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Brasil já registrou 391 mortes por dengue de janeiro até esta segunda-feira (11), conforme dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, que também contém informações sobre zika e chikungunya.  Ao longo dos primeiros 70 dias de 2024, os casos prováveis da doença chegaram a 1.538.183 e há 854 mortes sendo investigadas. 

A explosão de casos de dengue fez com que pelo menos oito unidades da Federação decretassem emergência em saúde pública: Acre, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. A medida facilita acesso a recursos federais e agiliza processos voltados ao combate da doença.

Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (513.538) entre os estados. Em seguida, estão São Paulo (285.134), Paraná (149.134) e o Distrito Federal (137.050). Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 4.865 casos por 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (2.500,3), Espírito Santo (1.490,2) e Paraná (1.303,3).

Leia Também:

Entre os casos prováveis, 55,5% são de mulheres e 44,5% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de ocorrências de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Os principais sintomas da dengue. Foto: Arte/EBC
Arte/EBC
 

Doença

A dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Esse inseto é doméstico, facilmente encontrado em lares, áreas comerciais, escolas ou igrejas.

O Ministério da Saúde alerta que 75% dos focos do mosquito estão dentro das casas dos brasileiros e alerta para cuidados básicos. Como:

  • Tampar caixas d’água, ralos e pias;
  • Higienizar vasilhas de água de animais de estimação;
  • Descartar pneus velhos junto ao serviço de limpeza urbana de sua cidade. Caso precise guardá-los, mantenha-os em local coberto, protegidos do contato com a água;
  • Retirar água acumulada da bandeja externa da geladeira e bebedouros e lave-os com água e sabão;
  • Colocar areia nos vasos de plantas.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta; dor no corpo e nas articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações da Agência Brasil e Metrópoles
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!