A Polícia Civil de Goiás (PCGO) resgatou um cachorro vítima de maus-tratos em Porangatu, no norte do estado. O animal foi encontrado amarrado com uma corda curta, sem água e comida, e exposto ao intenso calor de 34ºC, na tarde de quinta-feira (20). O resgate contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. (Veja o vídeo abaixo)
Segundo o delegado Hermenson, responsável pelo caso, a situação chegou ao conhecimento da polícia por meio de um vídeo anônimo que mostrava o cachorro em sofrimento, tentando se abrigar em uma pequena sombra.
“No vídeo dá para perceber que o animal está amarrado à corda curta no sol escaldante de Porangatu. O animal não tinha sequer água e nem comida nas proximidades que a corda possibilitava o acesso, e ele buscava de forma insistente uma sombra. Dá para perceber a agonia dele”, explicou o delegado.
Ao chegarem no local, os policiais encontraram a casa trancada. Momentos depois, as equipes retornaram à residência e perceberam que ela estava destrancada, constatando que o animal já havia sido retirado. Após investigação, foi apurado que o dono da residência e um corretor haviam levado o cão para tentar ocultar o crime.
A responsável direta pelos maus-tratos foi identificada e autuada, enquanto o proprietário da casa e o corretor responderão por dificultar a investigação. Após o resgate, o cachorro foi entregue à Secretaria de Meio Ambiente de Porangatu.
“Esse era mantido ali dentro de um imóvel com a privação da sua liberdade de se movimentar. Ele ficava exposto ao sol, ao sol de Porangatu, que chega a altas temperaturas, e era um animal de pelo longo, então, sem dúvidas, esse animal era exposto a um estresse térmico tremendo”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Igor Guimarães.
Em entrevista à Rede Serra Azul, Igor também informou que o animal chegou ao Centro de Bem-Estar abaixo do peso. “Esse animal, que agora está no centro de bem-estar, ele tinha um quadro de desnutrição, estava abaixo do peso ideal, certamente devido a essa situação que ele vivia. Ele está sendo tratado nesse momento, está sendo readaptado ao convívio e estará disponível para adoção em breve.”
Maus-tratos a animais é crime
O crime de maus-tratos a animais é previsto na Lei nº 9.605/1998, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, podendo ser aumentada para reclusão de 2 a 5 anos no caso de cães e gatos.
Comentários: