Serra Azul Notícias

Terça-feira, 08 de Outubro de 2024
Caiado critica decisão do TJGO que altera lei sobre incêndios criminosos em Goiás

Goiás

Caiado critica decisão do TJGO que altera lei sobre incêndios criminosos em Goiás

Governador defende lei que endurece a pena para quem colocar fogo na vegetação sem autorização oficial.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Após o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) declarar a inconstitucionalidade de parte da Lei Estadual Ordinária "que institui a Política Estadual de Segurança Pública de Prevenção e Combate ao Incêndio Criminoso no Estado de Goiás e cria o tipo penal que especifica", o governador do estado Ronaldo Caiado caracterizou a decisão  como "triste, no mínimo revoltante". A declaração se deu, por meio de nota, na noite desta quarta-feira (11). (Assista abaixo na íntegra).

No documento, o chefe do Executivo estadual reafirmou sua convicção sobre a necessidade do endurecimento da legislação para coibir incêndios criminosos. “A Constituição Federal prevê competência dos estados para legislar, de forma concorrente, em casos emergenciais e extraordinários, entre outros casos, sobre proteção ao Meio Ambiente, conservação da natureza, defesa do solo e recursos naturais, em especial se a União se mantiver inerte diante de necessidade evidente", traz o documento.

Caiado também usou as redes sociais e em um vídeo publicado no seu perfil do Instagram, adiantou que vai recorrer para que o Estado possa tomar medidas mais duras, austeras, corretivas e educativas diante de ações criminosas que impactem o meio ambiente.

Leia Também:

“...É inadmissível, essa leniência cm o crime. Isso é algo revoltando, a população brasileira não tolera isso mais...” disse Caiado

 

Ele lembra que é de conhecimento público o violento aumento no número de queimadas em todo o país, grande parte delas iniciadas de forma criminosa. "Investigações já feitas apontam, inclusive, a mão do crime organizado em vários desses episódios. Isso causa extrema preocupação. Da mesma forma, causa preocupação a inércia do Governo Federal e do Congresso Nacional diante de uma catástrofe ambiental ainda não vivenciada nessa dimensão em todo o Brasil", denuncia Caiado.

"Os prejuízos causados pelas queimadas criminosas já ocorridas são incalculáveis e terão um pesado reflexo na economia de Goiás. A Constituição não é capaz de prever situações emergenciais, daí a possibilidade que ela cria no chamado direito concorrente dos governadores. Assim, não é dado ao Governo o direito da omissão diante de uma legislação que protege o bandido e estimula o crime", traz a nota.

Caiado, por fim, diz que a decisão judicial que proíbe o aumento da pena, e não permite manter na prisão quem ateia fogo no Cerrado de forma criminosa, desmotiva aqueles que todos os dias precisam lutar diretamente contra o fogo. "Se a leniência é o caminho apontado na legislação atual, essa não é a marca do Governo de Goiás e não será a forma que o Governo irá tratar assuntos urgentes e de interesse da população de Goiás", finaliza.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações da Agência Cora Coralina e Aredação
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Caiado critica decisão do TJGO que altera lei sobre incêndios criminosos em Goiás . (Foto: Arquivo)
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )