A cavalgada mobilizou toda região Norte de Goiás com pelo menos 1500 cavaleiros, organizados em 15 comitivas, em Porangatu, conforme o Sindicato Rural. Foram duas horas de um percurso que saiu da avenida Brasília até a avenida Federal de Porangatu (veja acima). O evento cultural é um convite para a Exposição Agropecuária de Porangatu - a Exponorte. “Tá muito bonito. Vim acompanhando os meninos lá do Assentamento Irmã Doroty. é muito bom participar”, disse Ivone.
Uma imagem bonita de se ver foi a de Hugo montado ao cavalo com o filho Pedro e a esposa ao lado também em cima do cavalo. A família é de Novo Planalto, cidade há 53 quilômetros de Porangatu. Assim como o pequeno Pedro, outras crianças vivem a tradição que se mantém há mais de cinco décadas na cidade. “Nós somos em torno de uns 80 cavaleiros e estamos aqui bem empolgados, juntamente com nossa administração de novo planalto”, afirmou Hugo.
“Essa cavalgada já é uma tradição aqui na região norte de Goiás, todo mundo fica na expectativa. O sindicato rural tem muito cuidado em aprimorar melhor ainda a organização. Onde todas as comitivas tiveram reuniões para que hoje tivesse acontecendo esse espetáculo. E cada ano a cavalgada tem simbolizado um grande evento para marcar o começo dessa grande festa”, destacou Paulo Van Der Lan, vice-presidente do Sindicato Rural de Porangatu.
Se de um lado havia jovens, adultos e crianças, de um outro ponto, no centro da cidade, uma presença chamou a atenção: um senhor de 82 anos que fez questão de marcar presença, só para ver as comitivas passarem.
Pré-candidatos também marcaram presença:
A pré-candidata a prefeita do PSDB, Glaucia Melo, e a prefeita Vanuza Valadares, do União Brasil, pré-candidata à reeleição em Porangatu, foram as primeiras a abrirem a cavalgada. Já o pré-candidato Gustavo Dourado do PL preferiu ir montado a cavalo. Entre os quatro candidatos que já definiram a pré-candidatura à prefeito em Porangatu, apenas José Uilton do PT não compareceu.
Entrada gratuita durante a Exponorte:
O evento desse ano entra para história. Sob a gestão da advogada e pecuarista Ana Amélia, depois de trinta anos, a Exponorte terá entrada gratuita todos os dias. “Maravilhosa! Igual essa, a Amélia tem que ficar no sindicato pra proporcionar festa pra nós. Pro pessoal menos favorecido a Amélia é a pessoa mais competente. A gente pode brincar, divertir. Todo mundo divertiu. Pensa numa coisa legal”, festejou um senhor do público.
Comentários: