Os primeiros dias da primavera de 2024, estão sendo marcados por uma nova onda de calor que se estabelece sobre o Brasil. Os Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão na liderança do ranking de calor intenso no país, com temperaturas que superem os 40ºC.
Sem previsão de chuva, Porangatu está entre os municípios mais afetados com as altas temperaturas. Localizada no extremo norte de Goiás, a cidade deve registrar máxima de 42ºC nos próximos dias.
De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás – (CIMEHGO), André Amorim, além do calor intenso, a baixa umidade do ar agravará a sensação térmica, tornando-a ainda mais extrema.
“...É importante nesse momento fazer o uso racional da água e termos também, a clareza, que as queimadas neste nesse período só tende a piorar e também prejudicar o meio ambiente e a qualidade do ar..” afirmou
Amorim alerta ainda, sobre os cuidados básicos, como reforçar a hidratação e evitar exposição ao sol – principalmente no período da tarde -.
Comentários: