Porangatu se despediu nesta quarta-feira (11) do ex-prefeito da cidade, João Gonçalves dos Reis, que morreu na terça-feira (10) aos 97 anos de idade. Após o velório e a missa de corpo presente no salão de eventos do no Sindicato Rural de Porangatu, foi realizado um cortejo com o corpo do ex-político no carro do Corpo de Bombeiros, que percorreu o centro da cidade até o cemitério Divino Espírito Santos, onde acontece o sepultamento.
O cortejo foi acompanhado pela população, amigos, familiares e líderes políticos que prestaram suas últimas homenagens ao maior político da história do município.
Entre os representes estiveram a atual prefeita do município, Vanuza Valadares, os ex-prefeitos de Porangatu, Pedro Fernandes e Eronildo Valadares, autoridades de Mutunópolis, Minaçu e de diversas outras cidades do norte goiano.
O ex-governador de Goiás, Marconi Perrillo, também esteve em Porangatu prestando pessoalmente suas homenagens e apoio para toda família Gonçalves dos Reis.
João Gonçalves deixa a esposa Edeltes Gomides, com quem foi casado durante 69 anos e quatro filhos, entre eles Carlos Rosemberg Gonçalves dos Reis, ex-deputado estadual e proprietário da Rede Serra Azul, que durante entrevista não conseguiu conter a emoção.
“ Na verdade, meu pai tem com 97 anos, uma história longa, mas, o mais incrível e o mais admirável nisso tudo, é que ele sempre foi um visionário… Ele era um homem de alma generosa e ele optou por conduzir a vida dele pela generosidade...” disse Rosemberg
14 dias na UTI
João Gonçalves dos Reis morreu aos 97 anos, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. O falecimento foi confirmado pela família na na tarde desta terça-feira (10).
O escritor, farmacêutico, pesquisador e ex-prefeito de Porangatu, estava internado há 14 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Edmundo Fernandes em Uruaçu, no norte de Goiás.
Um político raríssimo
João Gonçalves ingressou na vida política por incentivo do médico Dr. José Maria de Freitas e seu primeiro mandato foi de vice-prefeito na chapa do 5º prefeito eleito de Porangatu, Pedro Teixeira Filho (1966-1970).
Ele foi prefeito por duas vezes, o primeiro mandato, 6º prefeito eleito no período (1970-1973). Em 1981, o político retorna às disputas eleitorais em 1981 indo para seu segundo mandato, sendo o 8º prefeito eleito (1982-1988), tendo como vice-prefeito seu primo Bernardino da Rocha Santiago.
João Gonçalves dos Reis é o maior líder político da história de Porangatu. Ao todo foram treze campanhas municipais vitoriosas, o que soma mais de meio século de domínio na administração pública porangatuense. Um homem do bem e de bem, um homem público dos mais raros a serem encontrados.
Comentários: