Com o início do período chuvoso, moradores da Rua do Milagre, em Porangatu, estão preocupados com o acúmulo de pneus descartados a céu aberto em um antigo galpão que estava abandonado.
A mobilização da equipe de reportagem da Rede Serra Azul só foi possível após uma denúncia, acompanhada de imagens enviadas por pessoas do local. As gravações realizada na manhã desta terça-feira, 29, pela reportagem apontam que o local se tornou um foco potencial para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue e zika vírus, devido ao acúmulo de água nos pneus (veja abaixo).
Em resposta, a Secretaria de Meio Ambiente manifestou preocupação com o descarte irregular e reforçou que o destino adequado dos pneus é responsabilidade das oficinas e borracharias, conforme a Política Nacional de Meio Ambiente. "É fundamental que cada estabelecimento siga a logística reversa para evitar a contaminação do solo e da água," afirmou a Secretaria em nota.
O galpão abandonado, que ao longo dos anos tem sido usado indevidamente como ponto de descarte de resíduos, está em reforma para se tornar um ecoponto exclusivo para o descarte de pneus, conforme explicou a administração municipal.
Segundo a Secretaria, assim que as obras forem concluídas, o local oferecerá uma estrutura para o armazenamento e destinação correta dos pneus. Até lá, os pneus deixados do lado de fora representam um risco potencial para a saúde pública.
A prefeitura ressaltou ainda a complexidade envolvida no recolhimento de pneus e solicitou a colaboração da comunidade, pedindo que se evite o descarte em áreas impróprias. "Estamos comprometidos em promover a conscientização ambiental e garantir que o ecoponto em breve ofereça uma alternativa segura para a população," concluiu a nota.
Comentários: