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Terça-feira, 08 de Outubro de 2024
Dia do Vendedor: conheça a trajetória de um vendedor de sucesso, sua visão e o papel do Sebrae nesta história

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Dia do Vendedor: conheça a trajetória de um vendedor de sucesso, sua visão e o papel do Sebrae nesta história

Vendedor desde os 15 anos, Weudes Silva, proprietário da loja Du Phone, afirma que é possível vencer os desafios e prosperar no competitivo mundo das vendas, com as ferramentas certas

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Vendedor desde os 15 anos, Weudes Silva, proprietário da loja Du Phone, afirma que é possível vencer os desafios e prosperar no competitivo mundo das vendas, com as ferramentas certas. Ele acredita que boa parte de seu sucesso vem do apoio constante do Sebrae.

“A marca Du Phone começou junto com o Sebrae. Desde a ideia inicial, eu já fui orientado a fazer o registro da marca, tudo dentro da legalidade. Isso evitou problemas futuros. Desde então, usamos todas as ferramentas que o Sebrae oferece, como cursos, treinamentos e até o atendimento via WhatsApp”, explica.

Ele ainda destacou o impacto que o curso Empretec do Sebrae teve em sua jornada. “O Empretec foi uma virada de chave para mim. Foi uma imersão que me despertou essa fome de atualização constante. Isso me ajudou a buscar novos horizontes e a manter o negócio sempre à frente das mudanças do mercado”, relata o empresário, ao ressaltar a importância da capacitação contínua.

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Sua trajetória no mundo das vendas começou cedo, no ramo de celulares, e hoje ele comanda três empreendimentos, inclusive uma loja física em Goiânia e duas operações de e-commerce, uma na capital goiana e outra em São Caetano do Sul (SP). Mesmo com essa expansão, Weudes afirma que nunca deixou de ser vendedor.

“Independentemente do cargo, nunca deixei de ser vendedor. Pelo contrário, aí que a gente tem que virar vendedor mesmo. Independentemente de vender produtos ou serviços, temos que estar sempre vendendo. Faz parte da rotina do dia a dia”, afirma. Essa mentalidade o ajudou a enfrentar desafios e a se adaptar às constantes mudanças no mercado, como quando surgiu a venda on-line, que atualmente representa 40% das vendas no Brasil.

Com a experiência que possui, o empresário destaca que o sucesso no comércio sempre esteve relacionado à sua paixão por atender e resolver problemas para os clientes. “Minha percepção sobre o assunto continua a mesma. No começo, quando descobri as vendas, me apaixonei por me comunicar com as pessoas e resolver seus problemas. Claro que a gente vai mudando as técnicas ao longo do tempo, mas a essência de atender bem permanece”, diz.

Atualmente, Weudes tem se destacado por saber enfrentar a ascensão do comércio eletrônico. “Ainda tem muito mercado para as lojas físicas. A venda online não é uma competição, é apenas mais um canal. Eu vejo isso como uma facilidade, porque posso vender para pessoas em qualquer estado, sem precisar sair do lugar”, comenta ele, que hoje administra não só as operações físicas, mas também as vendas online, adaptando-se à nova realidade do mercado.

Desafios do mercado digital

A história de Weudes Silva é um exemplo claro de que é possível escalar o sucesso ao aproveitar as oportunidades que surgem para competir de igual para igual com as grandes empresas. Com isso, o Sebrae, por meio do analista Ewerton Filho, também apresenta orientações práticas para que os vendedores tenham destaque no mercado competitivo e digitalizado.

Para Ewerton Filho, o segredo está em oferecer algo que as vendas digitais não conseguem: um atendimento personalizado e uma experiência de compra única.

“Um excelente vendedor sempre está antenado nas necessidades e nos desejos dos clientes. O sucesso no varejo local depende da capacidade de oferecer uma experiência de compra única e personalizada, que o e-commerce não consegue replicar. De forma prática, isso significa oferecer um atendimento único, mostrando que você se importa com as necessidades de cada cliente, inclusive as futuras”, orienta.

Ele explica que criar um ambiente agradável e convidativo é essencial. “Crie um espaço de compra bem organizado, com visual merchandising que chame atenção. Utilize os cinco sentidos para engajar o cliente: a visão, o tato, o olfato e até mesmo o paladar. Isso cria memórias que ligam o cliente à experiência vivida na loja, algo que é difícil de se replicar online”, sugere o especialista.

Performance e persuasão

A persuasão é um dos principais fatores que define a performance de um vendedor, de acordo com Ewerton. Ele ressalta que profissionais da área com alta performance são aqueles que conseguem alinhar o valor da marca que representam com o sucesso do cliente.

“Vendedores de alta performance conseguem sintonizar o valor da marca com o conceito de ‘Customer Success’. Eles traçam estratégias e utilizam técnicas que asseguram que o cliente saia satisfeito e bem-sucedido com a compra. Por exemplo, um vendedor de roupas que, ao invés de simplesmente oferecer os produtos mais populares, observa o estilo do cliente e faz perguntas sobre suas preferências. A partir daí, sugere combinações que fazem o cliente se sentir confiante e elegante”, explica.

Ewerton reforça também a importância de personalizar o atendimento com informações que o profissional tem à disposição. “Imagine esse mesmo vendedor com uma lista que contenha o histórico de preferências de todos os seus clientes. Essa prática pode levar o atendimento a novo nível, fidelizando o consumidor e garantindo que ele retorne”, acrescenta.

Ferramentas e trabalho em equipe

Por fim, Ewerton Filho destaca que o êxito em vendas não é apenas uma questão de talento individual, mas também de contar com as ferramentas certas e, muitas vezes, o suporte de uma equipe. “Dependendo do modelo de negócio, o vendedor pode ter sucesso de forma independente. No entanto, em muitos casos, é imprescindível ter uma equipe. Em ambos os cenários, é fundamental que o profissional amplie seu CHA: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.”

O analista explica que o desenvolvimento pessoal é diretamente proporcional ao sucesso da empresa. “Nossos negócios evoluem à medida que nos desenvolvemos como pessoas. O Sebrae é um dos melhores canais para esse desenvolvimento, oferecendo oficinas práticas e materiais baseados em livros, como ‘Saber Vender é da Natureza Humana’, ‘Comunicação Não Violenta’ e ‘Customer Success’”, conclui Ewerton.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Deivianne Jhasper
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): O empresário Weudes Silva fala da evolução de seus negócios em parceria com o Sebrae Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)
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