Serra Azul Notícias

Sexta-feira, 13 de Junho de 2025
Dois centros de Referência da Mulher Brasileira serão inaugurados em Goiás

Violência contra mulher
65 Acessos

Dois centros de Referência da Mulher Brasileira serão inaugurados em Goiás

Cada unidade reúne vários serviços que o poder público oferece a mulheres em situação de violência

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governo federal planeja inaugurar ao menos mais uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e outros quatro centros de Referência da Mulher Brasileira (CRMB) até o fim deste mês de março. Em Goiás, estão programadas a construção de unidades nas cidades de Águas Lindas de Goiás e Cristalina.

Viabilizadas por meio de parcerias com estados e municípios, as inaugurações durante o chamado Mês das Mulheres vão possibilitar a ampliação da rede nacional de apoio a mulheres em situação de violência, oferecendo serviços especializados e atendimento humanizado integrado.

Desde 2023, sete unidades já foram inauguradas em Cidade Ocidental (GO), Cruzeiro do Sul (AC), Hortolândia (SP), Japeri (RJ), Jataí (GO), Mossoró (RN) e Santo Antônio do Descoberto (GO). Outros quatro centros de referência devem ser inaugurados ainda este mês, em Epitaciolândia (AC), Francisco Beltrão (PR), Recanto das Emas (DF) e Sol Nascente (DF).

Leia Também:

Há outras 14 unidades em fase de implementação, em diferentes fases. As de Águas Lindas de Goiás (GO), Cuiabá (MT) e Tubarão (SC), ficarão prontas até o fim deste ano. Os centros de referência de Cariacica (ES), Campo Formoso (BA), Cristalina (GO), Picos (PI), Ribeirão das Neves (MG), São Domingos do Norte (ES) e Vitória (ES) estão em fase de projeto.

Serviços

Cada unidade da Casa da Mulher Brasileira reúne vários serviços que o poder público oferece a mulheres em situação de violência, como acolhimento e triagem, apoio psicossocial e jurídico, alojamentos temporários (por até 48 horas), delegacia de polícia especializada, defensoria pública, juizados e varas especializadas, serviços de saúde e brinquedoteca para crianças de 0 a 12 anos que acompanham as mães enquanto estas são atendidas.

De acordo com o Ministério da Mulher, só em 2024, foram registrados 426,5 mil atendimentos nas dez unidades em funcionamento. Em 2023, foram pouco mais de 197 mil atendimentos. O Ligue 180 orienta mulheres em situação de violência e encaminha as denúncias aos órgãos competentes. O número também está disponível pelo WhatsApp. Para receber atendimento ou fazer denúncias, basta enviar mensagem para o número: (61) 9610-0180.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )