Serra Azul Notícias

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025
Exército realiza operação para combater incêndios na maior ilha fluvial do mundo, localizada no Tocantins

Incêndio
71 Acessos

Exército realiza operação para combater incêndios na maior ilha fluvial do mundo, localizada no Tocantins

Militares iniciaram os trabalhos na Ilha do Bananal no domingo, 15 de setembro. Fogo que ameaça aldeias indígenas já consumiu cerca de 250 mil hectares na região.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O combate aos incêndios florestais que assolam o Estado do Tocantins, ganhou o reforço das Forças Armadas. A equipe chegou no sábado (14) e começou o trabalho imediato no último domingo (15), na Ilha do Bananal, considerada a maior ilha fluvial do mundo.

Ao todo, o Exército enviou 190 militares, que vão ajudar o Corpo de Bombeiros, os brigadistas, a Defesa Civil e os órgãos estaduais de meio ambiente na contenção das chamas.

A equipe disponibilizada pelo Exército é treinada para combater incêndios florestais incluindo técnicas de primeiros socorros e uso de equipamentos especializados. Os integrantes foram distribuídos para atuar não só na Ilha do Bananal, onde acontece o principal foco de incêndio do Estado, mas também na região metropolitana da capital – Palmas-; reforço para as equipes e suporte logístico à operação.

Leia Também:

 

Ilha do Bananal pede socorro

A Ilha do Bananal, é a maior ilha fluvial do mundo.  Ela é reserva da biosfera e uma das áreas de maior biodiversidade do País, isso porque fica em uma zona de confluência entre o Cerrado e a Floresta Amazônica.

Os ventos fortes e que mudam de direção dificultam o controle das chamas. A região teve 250 mil hectares destruídos pelas queimadas neste ano.

 

Incêndios ameaçam aldeias indígenas

A maior preocupação da força-tarefa na Ilha do Bananal neste momento é a Mata do Mamão, habitat de povos indígenas isolados, onde 8 mil hectares foram devastados. As chamas que queimam a região há cerca de cinco dias ameaçam pelo menos três aldeias indígenas, uma delas a Imotxi II.

Outros pontos turísticos do Tocantins foram afetados por incêndios recentes. Como o Parque Estadual do Jalapão, que precisou ser fechado após o fogo que atingir cerca de 10 mil hectares na Serra do Espírito Santo.

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Exército em Palmas — Foto: Reprodução/Exército
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )