Com o objetivo de combater práticas criminosas e garantir a segurança de moradores e turistas que vão aproveitar o Rio Araguaia neste a período de férias, as forças de se segurança pública de Goiás intensificam as ações da Temporada Araguaia 2023.
Somente nos primeiros 10 dias de atuação, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) realizou 319 ações preventivas e mais de 340 atendimentos, entre resgates, busca e salvamento e incêndios urbanos.
Já o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) que atua no policiamento náutico e realiza fiscalização nas barreiras rodoviárias, e apenas 10 dias de trabalho, resgataram turistas, embarcações, apreenderam armas de fogo e foragidos da justiça.
A Temporada Mais Araguaia 2023 foi lançada no final de maio e recebeu recursos de R$ 14 milhões para realizações de serviços e ações governamentais em oito municípios da região.
Durante a temporada, seis municípios vão receber ações do Governo de Goiás. São eles: Aruanã, São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves), Britânia, Mundo Novo, Nova Crixás (distrito de São José dos Bandeirantes) e Aragarças.
Bombeiros
Ao longo do Rio Araguaia, o Corpo de Bombeiros distribuiu nove postos operacionais, com cerca de 300 profissionais à disposição do público, além do trabalho conjunto com ribeirinhos.
Atendimentos por postos:
Posto de Faina – 73 atendimentos
Posto de Bandeirantes - 71 atendimentos
Posto de Aragarças – 49 atendimentos
Posto de Cocalinho – 40 atendimentos
Posto de Itacaiu – 34 atendimentos
Posto de Araunã – 32 atendimentos
Posto de Luis Alves – 28 atendimentos
Posto de Britânia – atendimentos 14
Posto de Araguapaz – 1 atendimento
Durante a operação, a corporação realiza também uma campanha preventiva com o oferecimento de adesivos com QRCode aos barqueiros, acampamentos e estabelecimentos ribeirinhos.
Ao registrarem o código de resposta rápida, os usuários obtêm acesso a um folder digital com dicas de segurança do Corpo de Bombeiros e da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).
Polícia Militar
Já o Batalhão Ambiental da Polícia Militar atua com 110 servidores e o policiamento náutico com 16 embarcações, além de fiscalização nas barreiras rodoviárias. Em 10 dias de trabalho, as equipes atuaram em resgate de três turistas e salvaram uma embarcação de naufragar.
Além disso, três armas de fogo foram apreendidas e três homens foram presos, sendo uns deles, recapturado, uma vez que constava mandado de prisão em aberto por homicídio cometido na cidade de Jaraguá. A prisão aconteceu durante ação conjunta de fiscalização com agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Comentários: