A partir desta quarta-feira, 09/10, o avanço de uma frente fria pelo sudeste do Brasil começará a mudar o cenário climático em Goiás e marca o início das mudanças climáticas que devem se intensificar ao longo desta semana.
Em cidades no norte do estado, como Bonópolis, Campinorte e Mara Rosa, os moradores celebraram a chegada da tão esperada chuva no final da tarde de domingo, 06, trazendo alívio à população após cinco meses de seca e calor extremo.
De acordo com o Cimehgo (Centro de Informações Meteorológicas de Goiás), a frente fria promete trazer um pouco de alívio, mas é preciso atenção às tempestades previstas. Segundo o Cimehgo, deve haver a formação de áreas de instabilidade, principalmente na região centro-sul de Goiás, o que aumentará o risco de tempestades, com rajadas de vento e granizo.
Na quinta e sexta-feira, as instabilidades continuarão ocorrendo de maneira irregular, mantendo o alerta para tempestades em algumas cidades do estado.
Calor predomina nesta terça-feira
Apesar da chuva registrada em algumas cidades de Goiás, a massa de ar quente e seco ainda predomina no estado, mantendo a umidade relativa do ar em níveis críticos (sendo os mais baixos índices entre 10% e 20%) até esta terça-feira, 08, conforme informações do Cimehgo.
Hoje, 08/10, o tempo seguirá estável, com predomínio de sol em todas as regiões e baixa probabilidade de chuvas isoladas. A temperatura máxima em Goiás ainda pode atingir os 40 graus.
A qualidade do ar em diversas regiões do estado pode piorar ainda mais devido às queimadas e ao clima seco, alcançando níveis regulares ou ruins. A população deve adotar medidas preventivas, como o uso de umidificadores, hidratação constante e evitar a exposição prolongada ao sol durante os horários mais quentes do dia.
Comentários: