Serra Azul Notícias

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025
Furacão Melissa ameaça devastar a Jamaica com ventos de 280 km/h

Mundo
40 Acessos

Furacão Melissa ameaça devastar a Jamaica com ventos de 280 km/h

Tempestade de categoria 5 é a mais forte já registrada na história da ilha e pode causar destruição “massiva”, alerta o governo.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O furacão Melissa, de categoria 5, deve tocar o solo na Jamaica nesta terça-feira (28) como a “tempestade do século”, trazendo ventos catastróficos de até 280 km/h, segundo meteorologistas. Este será o furacão mais forte a atingir a ilha desde o início dos registros, há 174 anos.

Autoridades jamaicanas alertam para ventos destrutivos, inundações repentinas e marés de tempestade em praticamente todo o território. Na noite de segunda-feira (27), chuvas intensas e ventos brutais já atingiam a ilha. O Ministério da Saúde e Bem-Estar da Jamaica confirmou três mortes relacionadas à tempestade antes mesmo da chegada do furacão.

Além dessas vítimas, o Melissa já causou outras quatro mortes ao longo da semana — três no Haiti e uma na República Dominicana —, onde um adolescente continua desaparecido.

Leia Também:

O primeiro-ministro jamaicano, Andrew Holness, fez um pronunciamento dramático em rede internacional, alertando que o país pode enfrentar a pior destruição de sua história moderna: “O Melissa pode causar uma destruição massiva na região, a pior já registrada na ilha. E se isso acontecer, não creio que haja infraestrutura capaz de resistir a uma tempestade de categoria 5. Pode haver uma perturbação significativa”, declarou Holness à CNN.

Segundo o Centro Nacional de Furacões, o Melissa se move a menos de 5 km/h — mais devagar que uma pessoa caminhando —, o que aumenta o potencial destrutivo, já que permanece mais tempo sobre as áreas afetadas.

As chuvas intensas e ventos extremos podem causar danos comparáveis aos dos furacões Maria (2017) e Katrina (2005), considerados entre os mais devastadores das últimas décadas.

O furacão também representa ameaça ao leste de Cuba, ao sul das Bahamas e às Ilhas Turcas e Caicos. Em Cuba, onde há falta de energia elétrica e dificuldades de comunicação, as autoridades aceleram os preparativos de emergência para enfrentar os efeitos da tempestade.

Apesar da força destrutiva do Melissa, os Estados Unidos não devem ser diretamente atingidos. A previsão é que o furacão permaneça longe da costa, provocando apenas ondas fortes e pequenas inundações costeiras na Costa Leste norte-americana.

FONTE/CRÉDITOS: com informações Terra
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): O furacão Melissa se intensificou para uma tempestade de categoria 5 à medida que se aproxima da Jamaica, de acordo com o Centro Nacional de Furacões. Foto: NOAA via Getty Images
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )