Serra Azul Notícias

Terça-feira, 23 de Julho de 2024
O FUTSAL EM PORANGATU VOLTA A REVIVER GRANDES MOMENTOS

Esportes

O FUTSAL EM PORANGATU VOLTA A REVIVER GRANDES MOMENTOS

Nas décadas de 70 e 80, viveu momentos inesquecíveis no então futebol de salão, os jogos eram realizados na quadra municipal que ficava no centro da cidade (hoje Banco do Brasil)

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nas décadas de 70 e 80, os porangatuenses viveram momentos inesquecíveis no então futebol de salão, os jogos eram realizados na quadra municipal que ficava no centro da cidade (hoje Banco do Brasil), depois as competições passaram ser realizadas no Ginásio Luiz Antônio de Carvalho (Ginásio Velho).

Equipes que ficaram na memória dos desportistas: Porantécnica, Trianon, IBGE, Bradesco, Camapum, Mubeca, Crisa e tantas outras.

Goleiros inesquecíveis: Eliomar, Marcos Camapum, Paulinho Magalhães, Nardo, Henriquinho, jogadores espetaculares como Dedinho, Persi, Valdemar, Valdir, Deuzelio, Clemilson ‘Ratinho’, João Roberto, Tuquinha, Zé Pretinho, Jairinnho, Hamilton, Weldes Braz, Patinho e diversos outros.

Leia Também:

O futsal foi criado na cidade de Montevidéu, Uruguai, no ano de 1933. O criador foi o professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Cravier. Inicialmente foi batizado com o nome de Indoor-Foot-Ball.

O futsal é uma das modalidades mais praticadas no mundo e a segunda modalidade esportiva mais disputada no Brasil, uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo o país.

Características e regras do futsal: As equipes são formadas por 5 jogadores de linha, sendo um goleiro e no máximo 7 jogadores como reservas. O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro que defende o gol com as mãos e com os pés e pode atacar; fixo, jogador de defesa; ala, joga pelas laterais; pivô, movimenta-se pelo ataque e arma jogadas.

O futsal é uma das modalidades esportivas que mais envolve torcedores de Porangatu e região.  

O Presidente Waldeir Silver através da Liga Goiás, tem realizado grandes campeonatos de futsal desde a categoria de base a categoria principal nos naipes masculino e feminino dentro dos Estados de Goiás e Tocantins, se tornando umas das maiores ligas e premiações do Brasil, com sede  no município de Porangatu.

A Liga Goiás é uma das entidades esportivas mais credenciadas do país e com suas finais marcadas para o dia 14 (jogo ida), 21 (jogo volta), naipe feminino; e no (naipe masculino), dia 15 (jogo ida), 22 (jogo volta), para conhecer os campeões de 2024.

Quatro equipes buscam título Máximo da competição: Mundo Novo e Alpha Barro Alto (feminino) e  União Araguaçu-TO e Porangatu (masculino).

Outro porangatuense que tem colaborado é Jeferson Gonçalves, na semana passada terminou uma das competições que entrou de vez no calendário do município  campeonato da amizade.

O organizador Jeferson, conta que tudo começou apenas como uma copa dos amigos do Jeffim em 2018 e deu tão certo que se tornou Campeonato de Futsal da Amizade.

Em 2024, a segunda edição chamou atenção de equipes de outras cidades que se inscreveram para participarem, tendo jogos toda terça, quarta e quinta-feira, em rodada dupla no Ginásio de Esportes Joaquim de Barros Garção ‘Biluca’. 

FONTE/CRÉDITOS: Marcelo Toler | Serra Azul Esportes
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )