Goiás deve ter uma queda de temperatura nos últimos dias de maio, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). A queda acontece em razão de uma massa de ar frio de origem polar continental, que passa pelo sul do país e que deve influenciar no clima na região sul de Goiás.
Portanto, a previsão é de noites, madrugadas e manhãs com temperaturas mais baixas, mas com elevação ao longo da tarde. Essa condição climática, segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, é comum neste período do ano. A queda da temperatura não deve ser acentuada, mas a percepção em algumas cidades pode ser de até menos 1ºC, em relação a temperatura mínima.
'Esse ar frio sobe pelo sul do país, inclusive tem um frio mais intenso nessa região. Ele [ar frio] sobe, chega em Minas Gerais e pega um pedaço de Goiás. Em alguns dias ele chega no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Então, tem baixa na temperatura, mas não quer dizer que será um frizão (sic)", explicou o meteorologista.
Ainda conforme Amorim, na zona rural, no início da manhã as pessoas podem ter uma sensação térmica de frio um pouco mais acentuada. Mas também ao longo das horas devem observar a temperatura subindo.
Para todas as regiões, os fins de tarde devem ser com temperaturas mais amenas, com ventania, que pode causar uma sensibilidade para a baixa temperatura um pouco maior, segundo o Cimehgo. Além disso, em todo o estado a temperatura máxima não deve passar dos 30 ºC.
"As nuvens funcionam como um cobertor. Ao mesmo tempo que ela evita aquecer, ela evita essa questão do calor. Então, quando o céu está azul, com poucas nuvens ao longo da tarde, você sente que dá aquela esfriada e realmente a circulação do vento melhora e causa essa sensibilidade", explicou.
Apesar do período de estiagem, Goiás ainda não enfrenta uma baixa na temperatura do ar. Mas o cenário pode mudar em junho, com o acúmulo dos dias sem chuva em todas as regiões do estado.
Comentários: