O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas intensas de perigo potencial para este fim de semana em Goiás. Pode cair de 20 a 40mm/dia em tempestades isoladas, acompanhadas de rajadas de vento e raios. O alerta começa nesta sexta-feira (11) e vai até domingo (13). Cidades como Porangatu, Pirenópolis e Três Ranchos estão entre as cidades que devem ser atingidas pelas tempestades (veja lista abaixo).
De acordo com informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as rajadas de vento podem chegar a 60 km/h. O mapeamento para a ocorrência de chuvas no estado aponta que as regiões central, norte e leste serão as mais afetadas com média de 20mm cada em pancadas isoladas.
De acordo com André Amorim, gerente do Cimehgo, a expectativa era de ainda mais chuva para o mês de abril. Ele explica que é preciso trabalhar com uma data mais delimitada, mas que o alerta pode ser estendido por mais tempo ao longo da semana.
"Nos últimos anos nós temos observado que as chuvas estão finalizando um pouco mais cedo em abril, mas ainda temos uma expectativa de que a chuva possa estender um pouquinho. Nós vamos trabalhar até a data do domingo, mas ainda estamos na expectativa de mais chuva pela frente nos demais dias", ressaltou.
A umidade relativa do ar fica em torno de 95% em todo o estado. Nesta sexta-feira (11), os municípios que devem mais ser afetados pela chuva são:
- Ipameri
- Goiânia
- Porangatu
- Anápolis
- Itumbiara
- Três Ranchos
- Morrinhos
- Formosa
- Santa Helena
- Pirenópolis
- Cocalzinho de Goiás.
As temperaturas máximas continuam altas, como é característico desta época do ano, já as mínimas ficam um pouco mais baixas, aumentando a amplitude térmica. Em todo o estado, as máximas ficam entre 34ºC e 32ºC e as mínimas entre 15ºC e 22ºC.
Comentários: