Um homem de 51 anos morreu, na manhã deste domingo (22), após se afogar no Lago Serra da Mesa em Uruaçu, no norte de Goiás. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência e ao chegar ao local a vítima tinha sido retirada da água por populares. De acordo com testemunhas, o homem ficou submerso por mais de uma hora e, quando retirado, já estava sem sinais vitais.
O incidente ocorreu na Praia Generosa, uma área do lago explorada pela prefeitura, localizada a cerca de 12 km do centro da cidade. Segundo informações preliminares, a vítima, que era de Brasília e estava a passeio, entrou na água e começou a nadar sem um destino definido, em uma área destinada ao embarque e desembarque de embarcações. Testemunhas relataram que ele nadou até submergir.
O comandante da operação, 1° Sargento Fontes, relatou que a guarnição foi acionada às 11h45min e chegou ao local às 11h54min. Infelizmente, a equipe constatou que não havia mais sinais vitais. A Polícia Técnico-Científica foi acionada e assumiu a custódia do corpo para os procedimentos legais.
O coordenador do Instituto Médico Legal (IML) de Uruaçu informou que a causa imediata da morte foi asfixia mecânica por afogamento, confirmada pela autópsia.
O Corpo de Bombeiros alertou para os riscos do Lago Serra da Mesa, cujas profundidades variam significativamente ao longo do ano. "O corpo de Bombeiros aconselha o uso de coletes salva vidas. Lago com profundidades variadas, com grande volume de água, pode levar os recreadores a crer que possam nadar longas distâncias sem problema, o que nem sempre acontece! Infelizmente" orientou a comandante 11ª Companhia Independente do Bombeiro Militar (11ª CIBM), em Uruaçu, Capitã Mírian Lopes dos Reis Araújo.
Comentários: