A missa de sétimo dia do ex-prefeito de Porangatu, João Gonçalves dos Reis, de 97 anos, que morreu após em uma parada cardiorrespiratória em Uruaçu, foi celebrado no último domingo (15), na Igreja Velha Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.
Além dos familiares e amigos, muitos porangatuenses estiveram presentes. Durante a celebração, João Gonçalves foi homenageado pelo líder que foi em todas as áreas de sua vida.
João Gonçalves foi casado durante 69 anos, com Edeltes Gomides e teve quatro filhos: Eduardo Antônio Gonçalves dos Reis, Luiz Sergio Gonçalves dos Reis, Dayse Yare Gonçalves dos Reis e Carlos Rosemberg Gonçalves dos Reis, proprietário da Rede Serra Azul.
A infância
João Gonçalves, nasceu na fazenda Serra de Campo (antigo Arraial do Descoberto), hoje Porangatu - Goiás, no dia 27 de março de 1927.
Durante a infância auxiliava seus pais nos afazeres domésticos e também na lida da fazenda. Devido as dificuldades do acesso a educação, o menino foi entregue para uma tia que morava no Descoberto da Piedade, onde começou a estudar dm casa com um professor particular que era especialista em alfabetização e posteriormente na Escola Masculina que funcionava dentro da Igreja Nossa Senhora da Piedade (velha igreja matriz de Porangatu).
Maior político da história de Porangatu
O ingresso de sua vida política partiu de incentivo do médico Dr. José Maria de Freitas e seu primeiro mandato foi de vice-prefeito na chapa do 5º prefeito eleito de Porangatu, Pedro Teixeira Filho (1966-1970).
João Gonçalves foi prefeito por duas vezes, o primeiro mandato, 6º prefeito eleito no período (1970-1973). Em 1981, o político retorna às disputas eleitorais em 1981 indo para seu segundo mandato, sendo o 8º prefeito eleito (1982-1988), tendo como vice-prefeito seu primo Bernardino da Rocha Santiago.
João Gonçalves dos Reis é o maior líder político da história de Porangatu. Ao todo foram treze campanhas municipais vitoriosas, o que soma mais de meio século de domínio na administração pública porangatuense.
Um grande visionário
A participação na vida social e cultural da cidade foi constante durante toda a vida de João Gonçalves, ele participou da fundação de entidades importantes como: Sindicato Rural de Porangatu, Rotary Clube de Porangatu, Associação dos Municípios do Norte Goiano e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porangatu (ACIAP).
Político, escritor e pesquisador
Além da vida política, João Gonçalves foi um grande pesquisador e escritor porangatuense. Sua grande obra literária é o livro "Descoberto da Piedade", que foi lançado no dia 02 de junho de 2017 no Centro Cultural de Porangatu.
A obra prefaciada pelo filho Dr. Carlos Rosemberg, relata de forma autêntica a história de Porangatu no decorrer de 169 páginas. Com todo seu conhecimento, João Gonçalves repassa informações dos primórdios do Descoberto da Piedade até os dias atuais.
Comentários: