Nos próximos dias, a população de Goiás deve ficar em alerta para o desconforto provocado pelo clima, por conta da onda de calor que atinge boa parte de Brasil e afeta o estado.
As temperaturas podem ficar de 2 a 5 graus acima do normal, com isso o risco de problemas de saúde, como desidratação, cansaço extremo e complicações respiratórias aumenta significativamente.
As temperaturas devem piorar principalmente nas regiões norte e oeste de Goiás e podem alcançar até 39 graus nesta terça-feira (03) no norte goiano, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo).
A orientação é para que as pessoas evite a exposição prolongada ao sol, hidrate-se constantemente e busque ambientes frescos e ventilados para amenizar os efeitos do calor intenso, já que o índice de umidade relativa do ar pode atingir níveis críticos, chegando a apenas 12% no período da tarde, o que caracteriza uma situação de emergência.
A atenção deve ser redobrada, especialmente para idosos e crianças. Além de medidas como hidratação constante e a utilização de umidificadores em ambientes internos.
Comentários: