Um arsenal com mais de 600 munições de diversos calibres e duas armas de fogo foram apreendidas pela Polícia Civil em Porangatu durante operação contra crimes ambientais. Um homem foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (29) durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma residência da cidade.
A operação teve apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Vigilância Sanitária e também resultou na apreensão de materiais ligados à pesca predatória e maus-tratos a animais.
No local, os agentes encontraram uma pistola calibre 9mm com munição irregular e um revólver com dois tambores, sendo que o tambor instalado era de calibre incompatível com o certificado de registro, o que caracteriza o crime de posse irregular de arma de fogo. A polícia ainda apreendeu carregadores, coldres e outros acessórios.
Durante a ação, a equipe também localizou galos enjaulados com sinais de maus-tratos e materiais utilizados em rinhas, como buchas de proteção para esporas e bicos, configurando outro crime ambiental, conforme explicou a polícia.
Em um freezer da residência, os policiais ainda apreenderam cerca de 68 quilos de peixe da espécie “pirosca”, armazenados sem documentação de origem ou autorização sanitária. O produto foi recolhido por agentes da Vigilância Sanitária e da Secretaria do Meio Ambiente e, após inspeção, foi encaminhado para instituições assistenciais da cidade.
A polícia também apreendeu uma canoa, um motor de popa de 15 HP, caixas de isopor, apetrechos de pesca e uma carretinha usada para transporte do material, todos utilizados em atividade de pesca ilegal, segundo a polícia civil.
O suspeito foi autuado em flagrante e vai responder por posse irregular de arma de fogo e crimes ambientais. O inquérito policial foi instaurado para aprofundar as investigações. Como a identidade do suspeito não foi divulgada, não foi possível localizar o advogado de defesa dele.
Comentários: