Serra Azul Notícias

Sexta-feira, 08 de Novembro de 2024
Porangatu amanhece coberta por névoa de fumaça: fenômeno atmosférico ou incêndios?

Clima e tempo

Porangatu amanhece coberta por névoa de fumaça: fenômeno atmosférico ou incêndios?

Inversão térmica é apontada como causa da fumaça que afeta saúde dos moradores. A previsão indica continuidade de calor intenso e baixa umidade em Goiás.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O cenário registrado na manhã desta sexta-feira (04) chamou atenção em Porangatu, no norte de Goiás. Isso porque a cidade amanheceu coberta por uma névoa de fumaça, resultado de um fenômeno atmosférico conhecido como inversão térmica.

O tenente Jefferson Rodrigues do 11º Batalhão Militar do Corpo de Bombeiros (11º BBM) explicou que esse fenômeno ocorre quando uma camada de ar quente se posiciona sobre uma camada de ar frio, criando uma barreira que impede a dispersão de poluentes e provoca o acúmulo de partículas próximas ao solo. "Geralmente acontece ao nascer do sol e próximo do pôr do sol", disse.

Apesar de não haver focos relevantes de incêndio na vegetação ao redor da cidade, a inversão térmica é a principal causa da presença de fumaça, e piora a qualidade do ar o que representa riscos à saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios.

Leia Também:

Previsão do tempo para sexta-feira e sábado

Durante toda esta sexta-feira (04), a massa de ar quente e seco continuará a predominar, elevando as temperaturas em todo o estado de Goiás, conforme informações do Centro de Informações Meteorológicas de Goiás (Cimehgo). A umidade relativa do ar deve variar entre 18% e 65% e à tarde sofrerá os níveis mais críticos, conforme alerta o Cimehgo.

As temperaturas devem ficar de 2°C a 5°C acima da média para o período e intensifica a onda de calor que assola a região, com previsão de temperatura máxima de 40°C no norte do estado. A qualidade do ar também está em nível "ruim", impactada principalmente pelas queimadas.

No sábado, o cenário permanece inalterado, com a massa de ar quente e seco que deve continuar a influenciar as temperaturas em Goiás. A umidade relativa do ar também deverá declinar no período da tarde, sem previsão significativa de chuvas.

O alerta para a umidade relativa do ar em nível crítico persiste, com as temperaturas elevadas que se mantêm acima da média. A qualidade do ar seguirá em nível regular, classificada como "ruim", devido à continuidade das queimadas que impactam todo estado.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Névoa de fumaça sobre Porangatu. Imagem: Delley Brito
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )