Em uma iniciativa da prefeitura de Porangatu, liderada pela prefeita Vanuza Valadares, promoveu nesta sexta-feira, 09/05, durante todo o dia no Auditório Jales Ribeiro Mendonça da Câmara de vereadores, o projeto Humaniza, focado em inteligência emocional e desenvolvimento pessoal para servidores públicos. O objetivo é melhorar o atendimento à população e criar um ambiente de trabalho mais saudável.
O jornalista e escritor Gilmar Lira, responsável pelas palestras, destacou a importância de lidar com as emoções no serviço público. "O servidor precisa entender não apenas suas próprias emoções, mas também as do cidadão que busca atendimento. Um ambiente estressante gera conflitos e prejudica a reputação do poder público", explicou durante entrevista ao Jornal da Manhã da Rádio 105FM, que irá ao ar na segunda-feira.
O treinamento abordou temas como empatia, assédio moral e saúde mental, alinhando-se à nova lei federal que exige avaliação de riscos psicossociais nas empresas a partir de 26 de maio. "Muitos são contratados por competência, mas demitidos por falhas no relacionamento humano. A saúde mental é essencial para o bom funcionamento do serviço público e privado", afirmou Lira.
O governo municipal, está investindo no funcionalismo para que o atendimento seja humanizado e eficiente. O servidor é o rosto da prefeitura, disse a Prefeita Vanuza no início do evento.
A nova lei, regulamentada pelo Ministério do Trabalho, obriga organizações a identificar riscos psicossociais e implementar medidas de prevenção, visando reduzir doenças como estresse e ansiedade no ambiente profissional.
A Entrevista concedida ao apresentador Marcelo Toler, você vai poder ouvir na íntegra na segunda-feira, 12/05, no Jornal da Manhã, Rádio 105FM.
Comentários: