A apresentadora Lívia Andrade e mais dois passageiros passou por um sufoco na última quinta-feira (29). A aeronave que eles viajavam de Pires do Rio (GO) à Jundiaí (SP) apresentou falhas no trem de pouso por volta das 18h45, quando já estava sobrevoando o interior paulista. Mas o que chamou a atenção foi a piloto de apenas 23 anos que conduziu o pouso com segurança até o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro (SP).
Nayane Beatriz Porto Barros, de 23 anos, nasceu em Goiânia, mas atualmente mora em Senador Canedo, na Região Metropolitana. Formada em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - Goiás), a jovem foi uma das responsáveis pelo pouso da aeronave que levava a apresentadora Lívia Andrade após uma falha no trem de pouso. Formada a pouco mais de dois anos, ela também é influenciadora.
A piloto acumula mais de 232 mil seguidores nas redes sociais, onde compartilha a sua rotina. Divide com os seguidores curiosidades sobre aviação e as diferentes visões de sobrevoo pelo Brasil e pelo mundo. Além de publicar suas conquistas na carreira de aviação, Nayane faz vídeos curtos sobre curiosidades, como um pouso que fez na pista da mansão do cantor Gusttavo Lima, entre Goiânia e Bela Vista de Goiás.
A pouca idade da Nayane impressiona passageiros, uma delas pousou com ela em Caxias do Sul (RS), e ficou admirada com a capacidade da jovem. "Nunca imaginei voar com uma pilota de 22 aninhos. parabéns! ✈️♥️🥰", escreveu a internauta. Já em outros comentários, pessoas que acompanharam a atuação dela na última quinta-feira (29) parabenizaram a jovem.
"Foi você a heroína de ontem? Nossa, abaixo de Deus que esteve o tempo todo no controle, você foi top demais! A verdadeira mulher maravilha! Que Deus te abençoe e te proteja sempre. 🙌❤️", escreveu a seguidora. Nayane publicou uma nota explicando o que aconteceu. Segundo ela, quando se aproximavam do Aeroporto Campo de Marte, a aeronave indicou uma falha no abaixamento do trem de pouso.
Nota de esclarecimento Nayane Porto
Agradeço a todos pela preocupação e pelas mensagens que venho recebendo. Ontem (29/05/2025), realizei o voo na aeronave PT-LHZ, modelo king Air E90, ao lado de meu colega de cabine Neto Lima. Fizemos incialmente o trecho Goiânia GO - Pires do Rio GO, onde buscamos 3 passageiros e em seguida o trecho Pires do Rio GO - São Paulo (Marte).
Já em fase de aproximação no Aeroporto Campo de Marte, tivemos uma falha na indicação do abaixamento do trem de pouso do avião. Com isso, tentamos repetir o procedimento normal por mais 2 vezes, e além disso, fizemos passagens baixas sobre a pista no campo de Marte para que a torre pudesse nos ajudar verificando visualmente quanto ao abaixamento do trem de pouso.
Uma vez constatado que não tínhamos indicação utilizando o sistema primário decidimos efetuar procedimento secundário (manual) de abaixamento do trem de pouso, conforme previsto no manual e check list da aeronave, decidimos alternar o pouso para o aeroporto de Jundiaí SP por possuir uma pista melhor e também menos fluxo de tráfego aéreo.
Ao realizarmos o procedimento secundário de abaixamento do trem de pouso, obtivemos a indicação de trem baixado e travado (Luzes verdes de confirmação), com isso prosseguimos para um pouso normal e seguro.
Em adicional, informo que a aeronave está com a manutenção em dias, como também a tribulação devidamente habilitada para o voo. Eventos dessa natureza podem acontecer, por isso é importante uma tripulação devidamente habilitada e preparada para o voo, além disso uma manutenção em dias.
Fizemos exatamente o que é previsto pelo manual do fabricante e Graças a Deus tudo ocorreu conforme esperado. Mais uma vez, obrigada a todos pelo carinho!
Comentários: