O Rio Araguaia atingiu o nível de água mais baixo dos últimos 50 anos em São José dos Bandeirantes, distrito do município de Nova Crixás, no norte do estado. Segundo Artur Matos, coordenador do Sistema Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB), a situação do rio pode piorar, atingindo outras marcas de níveis históricas.
"A gente ainda tem o período de setembro e início de outubro com os níveis dos rios continuando a descer, então a gente pode ver ainda no Rio Araguaia mínimas históricas já registradas pra toda a série histórica, níveis que a gente nunca viu até hoje", disse o coordenador.
Na última quarta-feira (28), o Rio Araguaia registrou, em São José dos Bandeirantes, um nível de 309 cm de água. A mínima histórica registrada para a mesma data, era de 320 cm.
Em um vídeo encaminhado à TV Anhanguera por telespectadores, é possível ver a dimensão da seca a partir de uma parede de terra próximo à vegetação. Assustado com a seca drástica, o telespectdor diz "olha a altura desse paredão, a água fica lá em cima, quase não tem água" (veja acima).
De acordo com Artur Matos, a situação só deve melhorar no fim do mês de outubro ou início do mês de novembro, quando começa o período chuvoso em Goiás. Apesar da queda dos níveis, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), os níveis de água em Aragarças e Aruanã, cidades turísticas que são banhadas pelo rio, seguem dentro do esperado.
FONTE/CRÉDITOS: G1 Goiás
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Imagens mostram antes e depois da seca no Rio Araguaia, no distrito de São José dos Bandeirantes — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Comentários: