Serra Azul Notícias

Terça-feira, 08 de Outubro de 2024
Sem previsão de chuva, fumaça densa e estiagem prolongada castigam o norte de Goiás

Clima e tempo

Sem previsão de chuva, fumaça densa e estiagem prolongada castigam o norte de Goiás

Com 124 dias sem chuva e um aumento de 83,83% nos focos de queimadas, cidades como Porangatu e Minaçu enfrentam um cenário crítico de fumaça e temperaturas elevadas, sem previsão imediata de alívio.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com mais de 124 dias de estiagem e sem previsão de chuva, Porangatu e outras cidades da região norte de Goiás, como São Miguel do Araguaia e Minaçu, sofrem com a fumaça densa que cobre a paisagem. 

A fumaça ficou retina na parte central do Brasil, após o avanço de uma frente fria, proveniente da explosão de queimadas vinda das regiões sudeste e amazônica do Brasil, conforme informou André Amorim, meteorologista e gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

Dados divulgados pelo centro de comunicação do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO), mostram que até o último sábado (24), 897 focos de queimadas foram registrados no estado goiano. O número representa um aumento de 83,83% em relação ao mesmo período do ano passado.

Leia Também:

André Amorim explicou que o cenário na região deve persistir até esta quarta-feira (28), momento em que haverá uma diminuição gradativa da fumaça. "Não vai melhorar 100%, mas vai reduzir bastante o índice dessa fuligem que está sob o estado de Goiás", esclareceu o meteorologista.

Cenário preocupa população:

A presença da fumaça gerou preocupação e reclamações das pessoas, que nas redes sociais relataram o seguinte: "Não dá pra ver as serras lá no fundo que normalmente a gente vê nas fotos e vídeos", afirmou o fotógrafo Delley Brito.

"Moro na zona rural e o clima não tá tão agradável com essa fumaça", disse moradora de Porangatu, Marília Amaro.

"O brasileiro não aprende nunca, quanto mais se falando de aquecimento global e as queimadas não diminuem na Amazônia, batendo recordes", afirmou o morador José Francisco.

Alerta:

Com as temperaturas nas alturas e a fumaça densa, o alerta é para que a população siga recomendações essenciais para a saúde.

"Nessa fumaça nós temos em material articulado que são aquelas micropartículas que afetam a saúde da pessoa, é aquele pozinho que pode adentrar ao pulmão e pode causar danos à saúde das pessoas. Então, nesse momento, é importante a hidratação e evitar a exposição ao sol no período da tarde por conta da baixa umidade e também, neste momento, onde tiver bastante concentração de queimadas, as pessoas têm que se retirar para um ambiente um pouco mais limpo e evitar o contato com aquele pó que fica disperso na atmosfera e no chão", alertou André Amorim.

Previsão do tempo:

Além disso, as cidades de Goiás ainda sofrem com as altas temperaturas e a baixa umidade. A previsão do tempo para todo estado de Goiás é de predomínio de sol, com umidade relativa do ar variando entre 22% a 80%. Na região norte do estado, as temperaturas devem alcançar os 38 graus.

 

 

 

 

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Céu coberto de fumaça em Porangatu. Imagem: Delley Brito
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )