Serra Azul Notícias

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025
STJ garante aposentadoria de dois PMs condenados por tortura e extorsão em Goiás

Justiça
40 Acessos

STJ garante aposentadoria de dois PMs condenados por tortura e extorsão em Goiás

A decisão reforça que mesmo em casos graves, a aposentadoria não pode ser cancelada automaticamente

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu afastar a cassação da aposentadoria de dois policiais militares da reserva remunerada de Goiás condenados por tortura e extorsão. Embora os crimes tenham sido cometidos enquanto os agentes estavam na ativa, a sentença condenatória só saiu após eles já terem passado para a inatividade.

Inicialmente, a decisão de primeiro grau e o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) tinham aplicado a perda do cargo e da aposentadoria com base na Lei 9.455/1997, que trata da Lei da Tortura. Contudo, a defesa dos policiais, conduzida pelo advogado criminalista Tadeu Bastos, recorreu ao STJ.

“O entendimento do juízo de primeiro grau e do TJGO foi revisto pelo STJ por não existir previsão legal para a cassação automática da aposentadoria em casos de condenação criminal”, explicou Bastos em entrevista ao portal Mais Goiás. O ministro Og Fernandes concordou com esse posicionamento, ressaltando que a perda do cargo prevista na lei não se aplica à aposentadoria.

Leia Também:

Apesar disso, o STJ manteve os demais pontos da condenação dos policiais. A decisão reforça a distinção jurídica entre a perda do cargo público e a cassação da aposentadoria, deixando claro que, mesmo em casos graves, a aposentadoria não pode ser cancelada automaticamente.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )