Serra Azul Notícias

Sexta-feira, 13 de Junho de 2025
Surto de diarreia aguda atinge mais de 180 cidades em Goiás

Saúde
51 Acessos

Surto de diarreia aguda atinge mais de 180 cidades em Goiás

Entre os municípios estão: Alto Horizonte, Campinorte, Campinaçu, Mara Rosa, Montividiu do Norte e Novo Planalto.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), mostra que pelo menos 186 cidades goianas estão com surto de diarreia aguda. De acordo com a secretaria, mais de 217 mil casos foram notificados no estado esse ano, sendo mais de 57 mil só no mês de agosto.

A quantidade de cidades com o surto foi informada pela SES na terça-feira (17). A secretaria explicou que é considerado surto quando há dois ou mais casos da diarreia aguda com relação de localização e tempo. Disse ainda que as principais causas identificadas são o rotavírus e o norovírus.

A SES também informou que segue monitorando os municípios e auxiliando nas ações de controle. Além disso, a secretaria alertou que é esperado o aumento de casos de diarreia aguda em todo o país nos meses de agosto e setembro e que o número de casos acima do limite "representa uma realidade em todo o país". Em Goiás, os casos começaram a ser identificados no mês de junho em Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre de Goiás.

Leia Também:

 

Entenda a diarreia aguda

 

Ao Portal Serra Azul, a geriatra Flavia Azevedo, detalhou os principais riscos de contaminação e sintomas da doença.  

“Aumentou muito o número de casos de diarreia aguda, o principal fator etiológico é o rotavírus, que causa ao paciente aquela diarreia súbita, mal-estar, fraqueza e dor no corpo. A higienização é externamente importante nesse momento,” detalhou.

Em relação ao tratamento, a médica explicou que depende do agente causador e de cada paciente, mas que no geral, a higienização dos alimentos, maior consumo de água e soros caseiros e evitar comidas pesadas.

 

Estrela do Norte, Minaçu, Mutunópolis, Santa Tereza de Goiás, São Miguel do Araguaia, Uruaçu, Porangatu e Niquelândia estão entre os municípios que tem apresentado redução no número de casos.

 

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): A higienização das mãos é uma das principais recomendações para evitar a contaminação de diarreia — Foto: Reprodução/Ministério da Saúde
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )