A coligação "A Transformação Continua", representada por José Gonçalves dos Reis Neto, encaminhou ofício à Rede Serra Azul na tarde desta quinta-feira (26) para comunicar a desistência da candidata à reeleição, Vanuza Valadares (União Brasil), no debate da emissora que será realizado nesta sexta-feira (27), a partir das 19h.
Conforme informado no ofício, a decisão foi formalizada com a justificativa de que, desde o início da campanha, a candidata Vanuza sofre ataques pessoais, com a disseminação de fake news, calúnias, difamações e inverdades por parte de outros candidatos. A coligação destacou também que a candidata busca "discutir propostas para o futuro da cidade, ao invés de manipulações costumeiras."
Outro ponto ressaltado no ofício foi a obtenção de prints de redes sociais que sugerem que o debate seria utilizado pelos adversários como ferramenta para ataques pessoais. "Nossa equipe de campanha teve acesso a prints de redes sociais de integrantes da militância digital de outros candidatos, afirmando que o debate seria utilizado para fins de ataques pessoais à prefeita", afirmou a coligação, que disse ainda que o ambiente democrático estaria sendo prejudicado pelo uso dos debates eleitorais para ataques, em vez de serem usados como um espaço para discutir ideias, ferindo os princípios da democracia.
A coligação não mencionou quais dos candidatos que concorrem à prefeitura de Porangatu seriam responsáveis pelas publicações mencionadas. Com base nessas considerações, a coligação decidiu que a candidata Vanuza Valadares não participará do evento.
Transmissão
A transmissão do debate será ao vivo pelos canais de comunicação da Rede Serra Azul, incluindo a TV Serra Azul, a Rádio Nova Era FM e o YouTube.
Os candidatos terão a oportunidade de debater suas propostas e apresentar seus planos para a cidade de Porangatu, e está confirmada a presença de Gustavo Dourado (PL), Glaucia Melo (PSDB) e José Uilton (PT).
Com um formato e regras cuidadosamente estruturados, e normas claras que asseguram o respeito à legislação eleitoral, o debate promete ser um dos momentos mais democráticos das eleições no norte goiano. O evento seguirá os princípios estabelecidos pela Lei 9.504/97 (Lei das Eleições) e pela Resolução TSE n.º 23.610/2019, que regulamentam a organização e a transmissão de debates eleitorais.
Comentários: