Após duas semanas de internação, estado de saúde do Papa Francisco se agrava. O Vaticano afirmou nesta sexta-feira (28) que o pontífice apresentou uma crise isolada de broncoespasmo, O episódio levou a uma crise de vômito, o que levou a um rápido agravamento do quadro respiratório.
“O santo padre foi prontamente broncoaspirado e iniciou ventilação mecânica não invasiva, com boa resposta nos intercâmbios gasosos. O santo padre permaneceu sempre vigilante e orientado, colaborando nas manobras terapêuticas”, afirmou a Santa Sé em comunicado. O prognóstico, segundo os médicos, continua “reservado”.
Internado no hospital Gemelli, o Papa permanece lúcido, mas seus compromissos foram cancelados. Incluindo uma audiência papal e sua participação na missa dominical, dia tradicional da ‘Oração do Angelus’. O texto da oração deve ser publicado, como ocorreu na semana passada, mas ainda sem a presença dele.
Em comunicado dirigido aos jornalistas credenciados pela Santa Sé, o Vaticano anunciou que o cardeal Angelo De Donatis, penitencieiro-mor e delegado do Santo Padre, presidirá a liturgia estacional na Igreja de Santo Anselmo, seguida de uma procissão penitencial até́ a Basílica de Santa Sabina, em Roma. O evento marca o início da Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas, dia 5.
Comentários: