Serra Azul Notícias

Domingo, 12 de Outubro de 2025
Céu tomado por aviões: vídeo em Nova Crixás mostra poder do agro no norte goiano e impressiona a internet

Agro
48 Acessos

Céu tomado por aviões: vídeo em Nova Crixás mostra poder do agro no norte goiano e impressiona a internet

Especialistas explicam que boa parte das aeronaves que aparecem nas imagens são bimotores executivos, avaliados em até R$ 40 milhões cada

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um vídeo divulgado nas redes sociais chamou a atenção ao mostrar mais de 20 aeronaves sobrevoando e estacionando em uma fazenda durante a Abertura Estadual do Plantio de Soja da Safra 2025/2026, em Nova Crixás, norte de Goiás. O evento aconteceu no último domingo (28), na Fazenda Tamburi, região do Vale do Araguaia, considerada a nova fronteira agrícola do estado.

As imagens mostram aviões de luxo chegando e decolando sem parar, enquanto produtores rurais, empresários e autoridades participavam de palestras e debates sobre o futuro da agricultura.

Segundo o engenheiro ambiental Elio Jove, que esteve no local e compartilhou o vídeo, eram 28 aviões e 3 helicópteros estacionados na propriedade. “A cena impressionava, parecia um aeroporto particular no coração do campo”, comentou.

Leia Também:

Aviões de milhões

Especialistas explicam que boa parte das aeronaves que aparecem nas imagens são bimotores executivos, avaliados em até R$ 40 milhões cada, capazes de transportar de cinco a dez passageiros.

De acordo com o piloto Hallan Vieira, que atua em voos executivos no Centro-Oeste, o uso desses aviões pelo agronegócio não é apenas ostentação, mas necessidade logística: “Ao invés de enfrentar estradas ruins e perigosas, os empresários conseguem se deslocar entre fazendas e grandes centros em poucas horas”, explicou.

Vale do Araguaia: a nova potência do agro

A região onde o evento aconteceu representa atualmente 10% da produção de soja e 15% da produção de milho de Goiás, segundo a Aprosoja-GO. O Vale do Araguaia, formado por 11 municípios, ainda tem potencial para aumentar em 50% a área agricultável e converter mais de 2 milhões de hectares de pastagens degradadas em lavouras.

Esse crescimento deve ser impulsionado pela conclusão da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), prevista para 2029, que vai ligar Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), facilitando o escoamento de grãos.

O evento reuniu mais de mil pessoas, entre produtores rurais, profissionais do agro e autoridades estaduais e federais, entre eles o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB). Nas redes sociais, internautas destacaram a força da região. “Nova potência de Goiás”, escreveu um deles.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )