O calorão segue castigando Goiás. Nesta terça-feira (9), as temperaturas podem chegar a 41 °C em algumas regiões do estado, segundo o Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo). O alerta atinge especialmente o norte goiano, onde cidades como Porangatu e Nova Crixás devem registrar 39 °C.
Em Porangatu, o termômetro deve encostar nos 40 °C, refletindo os efeitos da massa de ar quente e seco que cobre o estado e outros pontos do Centro-Oeste, como Tocantins, Mato Grosso e parte do Mato Grosso do Sul. “Essa massa forma um verdadeiro bloqueio, dificultando o avanço de frentes frias. A expectativa é de temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar ao longo da semana”, explicou o gerente do Cimehgo, André Amorim.
Risco de incêndios e cuidados com a saúde
Com a vegetação ressecada, o risco de queimadas é alto em todas as regiões do estado. Amorim alerta que muitas delas não são resultado apenas do clima, mas de ações humanas. “Infelizmente, as pessoas estão colocando fogo em tudo que aparece de vegetação mais seca. Isso é muito complicado. Não é porque a vegetação está seca que pode colocar fogo”, reforçou.
O meteorologista também orienta para cuidados básicos de saúde: hidratação constante, atenção especial a crianças e idosos, e uso racional da água, já que os mananciais estão em níveis baixos.
Expectativa de frente fria
Há previsão de que uma frente fria chegue a Goiás a partir da próxima segunda-feira (15). Contudo, segundo o Cimehgo, ainda não há garantia de chuvas. “Pode haver áreas de instabilidade, mas não significa que as chuvas estão chegando. O período de estiagem deve ser mais prolongado, adentrando o mês de outubro”, explicou Amorim.
Além de Porangatu e Nova Crixás, outras cidades também devem enfrentar calor extremo nesta terça-feira: São Miguel do Araguaia (41 °C), Araguapaz (38 °C), Aruanã (37 °C), Jataí (36 °C), Goianésia (36 °C) e Iporá (36 °C).
Comentários: