O cantor e compositor Seu Jorge desembarca em Goiânia no próximo sábado (4), às 21h, para abrir oficialmente a 3ª edição do Claque Cultural, projeto realizado pelo Sesc Goiás em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada. A apresentação acontece no Centro de Convenções da PUC Goiás e já tem todos os ingressos esgotados.
Com 27 anos de carreira, Seu Jorge é um dos nomes mais marcantes da Música Popular Brasileira, dono de uma voz única que passeia entre MPB, samba, soul e R&B. O público poderá relembrar sucessos como ‘Amiga da Minha Mulher’, ‘Burguesinha’ e ‘Felicidade’. Atualmente, o artista circula o país com a turnê ‘Baile à la Baiana’, que mistura balanço, suingue e poesia.
Cultura para além da capital
O Claque Cultural vai muito além de Goiânia. Nesta edição, o projeto leva atrações também para Anápolis, Caldas Novas, Morrinhos, Alto Paraíso, Jataí e Jussara, além de cidades baianas como Salvador, Porto Seguro e Feira de Santana.
Criado para valorizar a produção artística e democratizar o acesso à cultura, o projeto prevê cachês entre R$ 2 mil e R$ 24 mil para os artistas contemplados. Na edição anterior, realizada entre 2022 e 2023, foram mais de 800 apresentações em diferentes linguagens, reunindo 30 mil pessoas só em Goiânia e movimentando a cena cultural em vários municípios goianos.
Cultura que chega onde precisa
Para além do glamour do show de abertura, o Claque Cultural mostra o quanto projetos assim são importantes para interiorizar a arte, levar oportunidades a novos artistas e aproximar a população da cultura.
De Goiânia a pequenas cidades do estado, o evento reforça a ideia de que a arte não deve se concentrar apenas nas capitais, mas chegar também a lugares onde o acesso ainda é limitado. Neste sábado, a voz marcante de Seu Jorge abre os trabalhos. Mas, ao longo dos meses, a proposta é clara: fazer da cultura um direito de todos em Goiás e na Bahia.
Comentários: