Serra Azul Notícias

Domingo, 12 de Outubro de 2025
Einstein Goiânia desenvolve inteligência artificial para prevenir infecções

Saúde
132 Acessos

Einstein Goiânia desenvolve inteligência artificial para prevenir infecções

Nova IA será utilizada no centro cirúrgico do hospital para auxiliar os médicos na lavagem das mãos antes da realização de cirurgias

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Centro de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein em Goiânia, responsável por desenvolver e implantar novas tecnologias voltadas à área da saúde, acaba de implementar na unidade o uso de inteligência artificial para avaliar a correta higienização das mãos realizada por profissionais da saúde no centro cirúrgico, por meio de processamento de imagens e vídeos integrados a um sistema de alerta. A iniciativa contribui para a prevenção e redução dos casos de infecções, que são uma das principais causas de morte no mundo entre pacientes hospitalizados, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O papel da IA é identificar automaticamente os movimentos e fornecer feedback em tempo real, garantindo que os profissionais executem o processo de higienização corretamente, sem pular etapas e respeitando o tempo necessário. “Nossa IA utiliza essas câmeras para captar os movimentos das mãos, e os algoritmos oferecem feedback sobre a movimentação e o tempo da higienização. O sistema atingiu uma precisão superior a 95%, o que é um resultado excepcional, considerando a complexidade do projeto. Além disso, o modelo lida bem com variáveis, como diferentes estilos gestuais, tamanhos de mãos, tonalidades de pele, entre outros fatores”, afirma o coordenador de inovação do Einstein Goiânia, Douglas Almeida.

O coordenador explica que a empresa SDC Technology, especializada em soluções computacionais para necessidades singulares, tem atuado de forma consistente na vertical de saúde. E, por meio de uma parceria com o Centro de Inovação do Einstein, busca soluções para enfrentar desafios na área. Um dos temas desenvolvidos foi o controle automatizado e monitorado da higienização das mãos em centros cirúrgicos. A SDC, que já trabalha com Câmeras de Profundidade Intel® RealSense™ e Mini PC tecnologia Intel®, trouxe a oportunidade de integrar essa tecnologia à visão computacional para ajudar na orientação e instrução, no sentido de mitigar os riscos de contaminação.

Leia Também:

Desenvolvimento

Para este projeto, o Centro de Inovação conta com uma equipe de seis pessoas do time Einstein, sendo cinco desenvolvedores com diferentes especialidades e uma profissional da área de assistência, responsável pelo controle de infecção. A coleta de dados de movimentos para o desenvolvimento da IA durou quatro meses. Após o modelo estar pronto, ele foi testado por dois meses em ambiente real, com resultados extremamente satisfatórios, superando até mesmo modelos de empresas internacionais.

O projeto foi dividido em duas etapas principais. “Na primeira fase, focamos no desenvolvimento da inteligência artificial (IA) e em uma funcionalidade simples de tela. Essa etapa durou 14 meses e foi concluída em agosto deste ano, permitindo que o sistema fosse implementado na unidade. Agora, estamos entrando na segunda fase, na qual serão desenvolvidos dashboards específicos, relatórios, controle de acessos, e toda a usabilidade necessária para o produto ser liberado para o mercado”, comenta Douglas.

Para o diretor executivo de Inovação do Einstein, Rodrigo Demarch, o Centro de Inovação de Goiânia, inaugurado em 2023, reforça o compromisso da organização em desenvolver tecnologias, com foco no potencial da região, que possui essa capacidade técnica em inovação em saúde. “Um dos pilares do Einstein é a inovação. Por meio dela, muitos serviços estão sendo desenvolvidos e aplicados dentro e fora da organização. O nosso compromisso é o de desenvolver produtos e serviços inovadores que contribuam para o objetivo quíntuplo de melhorar a experiência do cuidado, ampliar o alcance das ações para a população, reduzir custos e desperdícios, cuidar do trabalhador de saúde e garantir a equidade em saúde”.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )