Serra Azul Notícias

Domingo, 12 de Outubro de 2025
STF mantém número de 513 deputados federais para eleições de 2026

Política
35 Acessos

STF mantém número de 513 deputados federais para eleições de 2026

Supremo formou maioria para validar decisão de Luiz Fux e adiar redistribuição de cadeiras na Câmara dos Deputados.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta terça-feira (30), para manter em 513 o número de deputados federais e preservar a atual distribuição das cadeiras entre os estados nas eleições de 2026.

Os ministros analisam no plenário virtual uma decisão individual do relator, ministro Luiz Fux, que adiou a aplicação da revisão na divisão das vagas da Câmara. O prazo para inclusão dos votos no sistema eletrônico segue até esta quarta-feira (1º).

Fux atendeu a um pedido do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que solicitou ao Supremo o reconhecimento de que o Legislativo deu andamento à revisão determinada pela Corte em 2023. A decisão havia estabelecido que, caso o Congresso não realizasse a redistribuição proporcional em dois anos, caberia ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definir até 1º de outubro de 2025 o número de deputados por estado e pelo Distrito Federal para o pleito de 2026.

Leia Também:

Em junho deste ano, o Congresso aprovou uma lei que ampliava para 531 o total de deputados federais e estabelecia novos critérios de distribuição das vagas. O texto, no entanto, foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ainda aguarda análise do veto pelos parlamentares.

Segundo o relator, como o processo legislativo não foi concluído, a mudança não pode ser aplicada para as eleições de 2026. O ministro também ressaltou a necessidade de respeitar o princípio da anualidade eleitoral, que determina que regras do pleito sejam definidas com, no mínimo, um ano de antecedência.

O entendimento de Fux foi acompanhado por todos os demais ministros: Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Nunes Marques, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Flávio Dino, Luiz Roberto Barroso, Gilmar Mendes e André Mendonça.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília (DF) • Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )