Durante a sessão ordinária da última segunda-feira (13/10), vereadores de Porangatu manifestaram preocupação e indignação com os atrasos recorrentes no pagamento de profissionais de saúde vinculados ao Instituto Alcance. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos têm procurado a Câmara mensalmente para relatar que seus salários não são depositados na data prevista, afetando o bem-estar das famílias e a qualidade do atendimento à população.
O vereador Lucas Freitas (PSD), presidente da Câmara, destacou que o problema se repete mês após mês. "O trabalhador trabalha durante todo o mês e, infelizmente, no dia de receber seu salário, vê sua conta corrente vazia. É muito triste mês após mês esses funcionários procurarem não só a mim, mas outros vereadores, relatando que não tiveram seus salários depositados", afirmou.
O presidente Durão (PSDB) reforçou o impacto da situação sobre os profissionais formados e qualificados. "Dá muito trabalho formar um profissional, a pessoa investe muito, e depois se depara com salários atrasados, médicos reclamando, enfermeiros e outros colaboradores", disse.
A vereadora Dayany Martins (PL), que também é enfermeira, demonstrou indignação com a situação, ressaltando a necessidade de dignidade para os trabalhadores. "É tão bom o Executivo postar todo mês que o pagamento do servidor público está na conta, por que não o do Instituto Alcance poderia estar fazendo isso? Pelo contrário, todo mês temos reclamações desses servidores, que precisam se alimentar, sustentar filhos, pagar água, energia, aluguel...", declarou.
A Comissão de Saúde, presidida pela vereadora Sandra Ferreira (DC), informou que convocou representantes do Instituto Alcance e a secretária municipal de Saúde, Dra. Flávia Azevedo, para prestar esclarecimentos à Câmara sobre os atrasos recorrentes. A medida reforça o compromisso do Legislativo em fiscalizar, garantir a dignidade dos trabalhadores e assegurar o bom funcionamento da saúde municipal.
Em nota, a Prefeitura informou que o repasse financeiro destinado ao Instituto Alcance, responsável pela administração do Hospital Municipal, já foi concluído, após comprovação do pagamento do FGTS dos colaboradores da instituição. (Confira a nota na íntegra abaixo)
Nota da Prefeitura – na íntegra:
A Prefeitura Municipal informa que o repasse financeiro destinado ao Instituto Alcance, responsável pela administração do hospital municipal, foi concluído após comprovação do pagamento do FGTS dos colaboradores da instituição.
O repasse sofreu um pequeno atraso apenas por medidas de responsabilidade administrativa, já que o município prezou por conferir toda a documentação necessária antes da liberação dos recursos.
Com a situação devidamente regularizada, os pagamentos foram normalizados. A prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência, a legalidade e o uso correto dos recursos públicos.
Comentários: