A empresa de cosméticos WePink, fundada pela influenciadora Virginia Fonseca, foi autuada pelo Procon Goiás por atrasos e falta de entrega de produtos comprados online.
Segundo o órgão, foram registradas cerca de 340 reclamações entre 2024 e 2025. A autuação foi feita no final de setembro, e a empresa tem 20 dias para prestar esclarecimentos.
De acordo com o Procon, a WePink anuncia e comercializa seus produtos em todo o país, mas em diversos casos não realiza a entrega dentro do prazo estabelecido.
“Uma consumidora alega que comprou no site da WePink há cerca de 7 meses e os produtos não foram entregues. Em virtude disso, ela solicitou o cancelamento da compra e o estorno dos valores pagos, o que não foi atendido pela empresa”, informou o órgão.
Ainda conforme o Procon, a marca realiza lives promocionais com influenciadores, oferecendo preços atrativos e links especiais, mesmo diante das reclamações sobre falta de entrega e dificuldade de contato para cancelamento ou reembolso.
O órgão lembrou que a WePink já havia sido notificada outras vezes. No início de 2025, a empresa teve 20 dias para enviar documentação, mas o Procon afirma que não recebeu resposta.
Por outro lado, a defesa da empresa contesta essa informação.
O advogado Felipe de Paula afirmou que a empresa apresentou defesa em todas as notificações e que a primeira correspondência não foi recebida adequadamente, pois não constava no processo o Aviso de Recebimento (AR) com assinatura ou endereço de entrega.
“Isso foi objeto de defesa, que eles também alegam não terem recebido”, explicou o advogado.
Ele acrescentou que uma segunda notificação foi enviada e, a partir daí, a WePink apresentou defesa informando o não recebimento da primeira. A empresa agora pretende apresentar recurso administrativo pedindo a nulidade das notificações.
Segundo o Procon, após o envio dos documentos, o caso será analisado pelo setor de Contencioso, podendo resultar em multa dependendo da avaliação.
Nota da WePink na íntegra
“De fato nós recebemos notificação do PROCON - GO, inclusive mais de uma sobre os mesmos fatos, as quais foram devidamente respondidas, esclarecendo que hoje a WEPINK não sofre mais com atrasos frequentes, tanto que é nota 8.1 na plataforma RECLAMEAQUI, contando com um índice de 93% de resolução, coisa que poucas empresas do e-commerce conseguem.
Outro ponto importante é que a decisão registra a ausência de defesa, fato esse que contestamos e provamos que houve apresentação de defesa, juntando como prova o aviso de recebimento da nossa defesa pelo PROCON - GO.
Portanto, acreditamos que tudo será esclarecido junto ao PROCON - GO nos próximos dias.”
Comentários: