O fim de semana foi de muito trabalho e tensão na zona rural de Bonópolis, no norte goiano. Um incêndio florestal que já durava três dias mobilizou fazendeiros e, depois, o Corpo de Bombeiros Militar de São Miguel do Araguaia, que precisou de reforço de Porangatu para conter as chamas que avançavam sobre uma região de serra.
De acordo com a corporação, o fogo começou na região conhecida como Cruzeiro e se espalhou rapidamente, dificultando o combate feito por produtores rurais e trabalhadores das fazendas vizinhas. Com o avanço das chamas e o risco de atingir áreas de mata nativa e propriedades, os fazendeiros decidiram pedir ajuda.
A guarnição formada pelo 2º Sargento Antunes, o Cabo Gyeffersson e o Soldado Eliakim foi acionada por volta das 12h30 do dia 20. Ao chegar ao local, a equipe utilizou um drone para avaliar a situação e traçar a melhor estratégia. A decisão foi pela criação de aceiros — faixas de terra limpa para impedir o avanço do fogo — e pelo uso do chamado ‘contra-fogo’, técnica que consiste em queimar uma área controlada para eliminar o combustível que alimenta as chamas.
A operação contou ainda com o apoio de dois militares do Corpo de Bombeiros de Porangatu e de funcionários das fazendas da região. Após horas de trabalho intenso, o incêndio foi finalmente controlado.
O Corpo de Bombeiros reforça o alerta: em caso de incêndio, o ideal é acionar imediatamente o número 193 ou o WhatsApp da unidade de São Miguel do Araguaia pelo (62) 3364-7101.
Comentários: